Festa da Cocada pode entrar no calendário oficial do estado

Evento acontece em Maracaípe, Ipojuca, dias 31 de julho e 01 de agosto

Está tramitando na Assembleia Legislativa de PE (ALEPE) o Projeto de Lei nº 175/2015 que inclui no calendário de eventos do Governo do Estado, a tradicional Festa da Cocada Gigante. A programação acontece nos dias 31 de julho e 01 de agosto, na praia de Maracaípe. A proposta é uma iniciativa da primeira-dama e deputada estadual, Simone Santana. O festejo, promovido pela prefeitura municipal, acontece no período de férias e aquece a economia local movimentando o turismo e fortalecendo as tradições locais, com ações recreativas e culturais.
A maior cocada do mundo este ano, contará com 30 metros de comprimento e consegue reunir turistas, moradores, visitantes e curiosos que disputam a iguaria, servida na quenga do próprio coco. A receita, que é típica da culinária nordestina, leva em média, 1.400 cocos, 300 latas de leite condensado, 400 quilos de açúcar e um quilo de cravos da índia. Este peculiar doce será servido ao público no sábado (01.08), a partir das 21h, que forma uma extensa fila para saborear a deliciosa receita.
Para Simone Santana, ao incorporar os eventos no Calendário Oficial, o governo fortalece as manifestações culturais. “Valorizar as tradições das comunidades é fundamental para manter viva a cultura local”, declara a primeira-dama e parlamentar. A Festa, com dois dias de duração, teve início em 1998, quando os moradores de Maracaipe iniciaram a brincadeira popular que resultou na produção do doce que aumenta a cada ano.