Festa de Santo Cristo inicia hoje e agita fim de ano em Ipojuca

Foto: Danilo Luiz/ Secom

Entre as atrações musicais Gatinha Manhosa, Edson Lima, Cavaleiros do Forró, Cheiro de Amor e Pedrinho Pegação
A tradicional festa de Santo Cristo do Ipojuca chega à sua 352ª edição e movimentará o município nesse fim de ano. Diversas atrações locais e a nível nacional irão animar os ipojucanos hoje (dia 29), dia 30 e dia 01/01. O palco será armado na Praça Getúlio Vargas, Ipojuca-Sede o os shows terão início às 21h e se encerrarão antes das 01h, como já ocorre nos eventos promovidos pela Prefeitura. A expectativa da Secretaria de Cultura do município é que aproximadamente 80 mil pessoas compareçam aos três dias de festividade, sendo 40 mil apenas no último dia.
Entre as atrações musicais que subirão ao palco, Gatinha Manhosa, Edson Lima, Cavaleiros do Forró, Cheiro de Amor e Pedrinho Pegação. Já a programação do dia 30 será voltada para o público católico e terá a apresentação do Padre João Carlos, às 20h no pátio do Convento de Santo Antônio.
Cerca de 60 comerciantes ambulantes que irão trabalhar na Festa de Santo Cristo durante os shows musicais, foram capacitados pela Prefeitura. Os profissionais receberam orientações sobre os procedimentos para o uso dos isopores, tendas e barracas, como também acerca da forma correta de manipular as bebidas e os alimentos a serem vendidos.
FESTA RELIGIOSA - No último dia 21 de dezembro, a procissão da bandeira marcou oficialmente o início das festividades em homenagem a Santo Cristo. O Cortejo saiu da Rua Vereador Antônio Bonifácio (Sede) em direção ao Convento de Santo Cristo, em Ipojuca-Sede. No próximo dia 01 de janeiro, às 10h será celebrada missa solene, presidida pelo Monsenhor Josivaldo José Bezerra, Vigário Episcopal do Vicariato do Cabo de Santo Agostinho. Às 16h será realizada a procissão da imagem, que sairá do Convento em direção aos principais Ruas e Avenidas do distrito sede, retornando ao convento. Após a procissão acontecerá missa campal de Encerramento dos festejos, presidida pelo Arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

CONVENTO DE SANTO CRISTO - Fundado em 1606 pelo frei Leonardo de Jesus, na época Ministro Provincial da Custódia Franciscana, considerado um dos mais antigos do Brasil, o convento de Santo Cristo abriga os restos mortais do primeiro franciscano que viveu no país, frei Gaspar de Santo Antonio, falecido em 1635.
A imagem de Santo Cristo, razão de ser das comemorações, é uma das três únicas existentes no mundo, já que em Portugal, imagens semelhantes (o Cristo com os braços levantados para cima) eram proibidas e foram todas destruídas. A existente no Convento de Santo Cristo, no Ipojuca-sede, foi salva em terras lusas e enviada ao município. Ela está à disposição para quem quiser conhecê-la.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS
29/12
21h - Edson Lima e Gatinha Manhosa
23h - Cavaleiros do Forró
Local: Praça Getúlio Vargas

30/12
21h - Padre João Carlos
Local: Pátio do Convento de Santo Antônio

01/01
21h - Cheiro de Amor
23h - Pedrinho Pegação
Local: Praça Getúlio Vargas