Ipojuca comemora 170 anos de emancipação política dia 30

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Convento de Santo Antônio - Ipojuca-Sede - Foto: Rodrigo Cavalcante/Prefeitura do Ipojuca

A data será comemorada sem agenda festiva, mas com inaugurações de obras nas áreas de educação e infraestrutura. Às 5h, ocorre a alvorada com queima de fogos em todo município. A partir das 7h, ocorre o hasteamento da bandeira na sede do Governo Municipal. Às 8h30, o prefeito Carlos Santana reinaugura a Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, que foi totalmente requalificada. A requalificação da Escola Municipal Nossa Senhora do Lourdes, localizada na Usina Ipojuca, ocorrerá às 11h. Já às 16h, o gestor ipojucano entrega aos moradores da comunidade da Vila Califórnia obras de urbanização, que inclui pavimentação de ruas, construção de uma praça e quadra poliesportiva.
História – O município do Ipojuca fica na Região Metropolitana, distante 49km da capital de Pernambuco, Recife. Desmembrado do Cabo de Santo Agostinho, foi alçado à vila em 30 de março de 1846, com o nome de Nossa Senhora do Ó, e à condição de cidade com a denominação de Ipojuca em 06 de junho de 1896. Recebeu esse nome por estar inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Ipojuca, além do rio Sirinhaém e do Grupo de Bacias de Pequenos Rios Litorâneos. Em divisão territorial datada de 01 de janeiro de 1979, o município foi constituído de três distritos: Ipojuca, Camela e Nossa Senhora do Ó. Com uma área de 527,107km² e população de 80.637 habitantes, segundo o IBGE, Ipojuca ainda conta com os povoados de Muro Alto, Porto de Galinhas, Cupe, Maracaípe, Serrambi e Toquinho, e bairros como Rurópolis, São Miguel e os engenhos.

Tem carnaval hoje em Porto de Galinhas

  • Categoria: Ipojuca

Foto: Danilo Luiz/Secom

Galo da Madrugada casa com a “Galinha de Porto” hoje à noite
A troça carnavalesca Balaio de Galinha, uma das prévias mais animadas de Porto, acontece nesta sexta-feira (29), às 19h, com concentração no Posto Ipiranga, seguindo pelo calçadão da Vila até a beira mar, com animação de orquestra e passistas e de frevo.
Este ano, a “Galinha de Porto”, vai realizar o tão esperado casamento com o Galo da Madrugada. A cerimônia está sendo muito aguardada, pois os pombinhos, aliás as aves, realizaram, na folia passada, o noivado na praia mais badalada de Pernambuco. A expectativa é que em 2017, a  troça carnavalesca possa apresentar o primeiro fruto, da Galinha de Porto o Galo da Madrugada, o Pintinho.

Festa de Santo Cristo inicia hoje e agita fim de ano em Ipojuca

  • Categoria: Ipojuca

Foto: Danilo Luiz/ Secom

Entre as atrações musicais Gatinha Manhosa, Edson Lima, Cavaleiros do Forró, Cheiro de Amor e Pedrinho Pegação
A tradicional festa de Santo Cristo do Ipojuca chega à sua 352ª edição e movimentará o município nesse fim de ano. Diversas atrações locais e a nível nacional irão animar os ipojucanos hoje (dia 29), dia 30 e dia 01/01. O palco será armado na Praça Getúlio Vargas, Ipojuca-Sede o os shows terão início às 21h e se encerrarão antes das 01h, como já ocorre nos eventos promovidos pela Prefeitura. A expectativa da Secretaria de Cultura do município é que aproximadamente 80 mil pessoas compareçam aos três dias de festividade, sendo 40 mil apenas no último dia.
Entre as atrações musicais que subirão ao palco, Gatinha Manhosa, Edson Lima, Cavaleiros do Forró, Cheiro de Amor e Pedrinho Pegação. Já a programação do dia 30 será voltada para o público católico e terá a apresentação do Padre João Carlos, às 20h no pátio do Convento de Santo Antônio.
Cerca de 60 comerciantes ambulantes que irão trabalhar na Festa de Santo Cristo durante os shows musicais, foram capacitados pela Prefeitura. Os profissionais receberam orientações sobre os procedimentos para o uso dos isopores, tendas e barracas, como também acerca da forma correta de manipular as bebidas e os alimentos a serem vendidos.
FESTA RELIGIOSA - No último dia 21 de dezembro, a procissão da bandeira marcou oficialmente o início das festividades em homenagem a Santo Cristo. O Cortejo saiu da Rua Vereador Antônio Bonifácio (Sede) em direção ao Convento de Santo Cristo, em Ipojuca-Sede. No próximo dia 01 de janeiro, às 10h será celebrada missa solene, presidida pelo Monsenhor Josivaldo José Bezerra, Vigário Episcopal do Vicariato do Cabo de Santo Agostinho. Às 16h será realizada a procissão da imagem, que sairá do Convento em direção aos principais Ruas e Avenidas do distrito sede, retornando ao convento. Após a procissão acontecerá missa campal de Encerramento dos festejos, presidida pelo Arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

CONVENTO DE SANTO CRISTO - Fundado em 1606 pelo frei Leonardo de Jesus, na época Ministro Provincial da Custódia Franciscana, considerado um dos mais antigos do Brasil, o convento de Santo Cristo abriga os restos mortais do primeiro franciscano que viveu no país, frei Gaspar de Santo Antonio, falecido em 1635.
A imagem de Santo Cristo, razão de ser das comemorações, é uma das três únicas existentes no mundo, já que em Portugal, imagens semelhantes (o Cristo com os braços levantados para cima) eram proibidas e foram todas destruídas. A existente no Convento de Santo Cristo, no Ipojuca-sede, foi salva em terras lusas e enviada ao município. Ela está à disposição para quem quiser conhecê-la.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS
29/12
21h - Edson Lima e Gatinha Manhosa
23h - Cavaleiros do Forró
Local: Praça Getúlio Vargas

30/12
21h - Padre João Carlos
Local: Pátio do Convento de Santo Antônio

01/01
21h - Cheiro de Amor
23h - Pedrinho Pegação
Local: Praça Getúlio Vargas

Acesso ao Sítio Canoas, em Ipojuca, inaugura hoje

  • Categoria: Ipojuca

Foto: Danilo Luiz/Prefeitura do Ipojuca

A prefeitura de Ipojuca inaugura hoje, a partir das 16 horas, a pavimentação da via de acesso ao Sítio Canoas, localizada no distrito de Nossa Senhora do Ó. Com aproximadamente 2 km de extensão, a via recebeu os serviços de terraplanagem, pavimentação e drenagem, criação de calçadas, sinalização, além da implantação de uma nova iluminação pública.
A inauguração contará com a presença do prefeito Carlos Santana. A Via, que funcionará em sentido de mão dupla facilitará o acesso das famílias que residem na localidade aos serviços de saúde, limpeza urbana, transporte escolar e segurança pública. A velocidade máxima permitida para circulação de veículos será de 40 km.  

Dengue: Ipojuca decreta situação de emergência

  • Categoria: Ipojuca

Mutirão em Porto de Galinhas e Maracaípe nesta terça, 08 de dezembro. Foto: Danilo Luiz/Secom

Município tem 14 casos suspeitos de microencefalia
Ipojuca está em estado de emergência por conta do mosquito da dengue. Foi publicado nesta terça-feira (08) no Diário Oficial do Estado, o decreto assinado pelo prefeito Carlos Santana que terá validade por 180 dias e acompanha a ação realizada pelo Governo do Estado. Com a medida, o poder público municipal poderá adotar medidas emergenciais necessárias ao combate da proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Uma das ações previstas já está acontecendo no município. São os mutirões de limpeza, encabeçados pelo prefeito que está indo de porta em porta convocando a população para aderir ao enfrentamento ao mosquito. O mutirão desta terça-feira (08) foi pelas ruas de Porto de Galinhas e Maracaípe. Os agentes de saúde se reuniram a servidores de outras secretarias para vistoriar as residências e estabelecimentos comerciais. De acordo com o prefeito, a ação nas praias também tem como objetivo não afetar o turismo. “Esse mosquito não irá diminuir o fluxo de turistas nas nossas praias. Para isto estamos trabalhando incessantemente na luta contra os focos. Ainda teremos mais mutirões em outros distritos”.
Na varredura desta terça, foram vistoriados 728 imóveis, distribuídos folders, afixados 220 cartazes em estabelecimentos comerciais e coleta de mais de uma tonelada por parte dos funcionários da secretaria de Infraestrutura, o equivalente a 27,6m³ de lixo. Na última segunda-feira (07) o mutirão em Nossa Senhora do Ó registrou 1.060 imóveis vistoriados, afixação de 250 cartazes e distribuição de cinco mil panfletos para os moradores e quem passava pelas ruas. Adesivos contendo a frase “Casa Livre do Mosquito”, também foram colados nas residências.
Boletim - De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal Saúde, de 02 de janeiro até o dia 05 de dezembro, já foram notificados 2.864 casos da dengue. Desse total, 173 casos foram confirmados e 428 casos foram descartados. Em Ipojuca não houve registro de mortes em decorrência da dengue. Com relação à chikungunya, Ipojuca não registrou nenhum caso. Quanto à microcefalia, a rede municipal de saúde registrou 14 casos suspeitos da doença.

Festa do Berdigão em Serrambi neste final de semana

  • Categoria: Ipojuca

 

Foto: internet
A Prefeitura do Ipojuca promove, neste final de semana, (29 e 30) a IX Festa do Berdigão de Serrambi. O berdigão é molusco nativo do litoral ipojucano, cuja pesca acontece todo mês de agosto. A primeira noite da Festa terá início às 19h com o show do cantor gospel Esteves Jacinto no trio elétrico que ficará ao lado do Bar de Barretos.
A festa do Berdigão contará com vários atrativos para os frequentadores. Quem tiver o espírito aventureiro poderá aproveitar a Trilha de Motocross com largada às 8h. A partir das 17h, o local ainda oferecerá um espaço voltado para as crianças com alguns brinquedos, uma feira de artesanato como uma das novidades deste ano e o famoso concurso do Melhor Caldinho de Berdigão e frutos do mar, que reunirá 10 barracas que participarão do evento. No trio elétrico, a partir das 19h, cantores de repercussão local e nacional irão tocar seus hits para o público. São eles: Dedé Baladeiro, Dom Juan e a banda Companhia do Calypso.
Na ocasião, também será entregue a nova Quadra Poliesportiva aos moradores da praia e a inauguração da Praça 19, equipamento de lazer que conta com campo de futebol society, em Porto de Galinhas. As inaugurações acontecem neste sábado (29), a partir das 14h,
Confira a Programação da IX FESTA DO BERDIGÃO
29/08
14 – Inauguração da Quadra Poliesportiva de Serrambi
15h – Torneio de Futebol
19h – Show Evangélico – Bandas Locais
21h – Esteves Jacinto – Cantor Evangélico
30/08
9h - Trilha de Motocross
17h – Brincadeiras para as crianças
18h – Concurso Gastronômico do melhor caldinho de Berdião
19h – Dedé Baladeiro
21h – Don Juan
23h – Banda Companhia do Calypso

Flipojuca homenageia Marly Mota

  • Categoria: Ipojuca

Evento literário acontece em Porto de Galinhas de 6 a 9 de agosto

A Flipojuca 2015 – Festa Literária do Vale do Ipojuca movimenta o balneário mais famoso do Brasil
em mais um evento produzido por Eduardo Côrtes (Fliporto Editora) e Antônbio Campos (Editora Carpe Diem). A Flipojuca, que iniciou em 2013, reeditando a antiga Fliporto (que migrou para Olinda e acontecerá em novembro), agora homenageia a escritora Marly Mota.
A edição deste ano terá painéis literários, música, performances, circuito gastronômico, feira de livros, chuva de poesia, Espaço Cordel Encantado - Poeta Ascenso Ferreira, com o comando de Leal Altair e outras ações.
A abertura  será dia 6 agosto, às 20h, seguida de um talk-show da atriz e ex-apresentadora da Rede Globo, Maria Paula. Música, seguida da apresentação musical do Duo Vagouvêa, com repertório de MPB, Jazz, Chorinho e internacional, e encerramento com a vocalista carioca Taryn Szpilman.
O advogado e escritor Antônio Campos, curador geral da Fliporto, autografa seu livro “Resistir em Tempos Difíceis” e faz palestra com mesmo tema, no dia de encerramento da Flipojuca, 8 de agosto, sábado, a partir das 19h, no auditório do evento, centro de Porto de Galinhas.
Mais informações pelo fone (81)3552-1461.

Marly Mota – Pintora e escritora, imortal da Academia Pernambucana de Letras; Foi casada com o escritor Mauro Mota, com quem teve 4 filhos. Marly Mota tem óleos em vários museus e locais de destaque no mundo. Na arte de escrever, sua especialidade são os livros de crônicas.

Artur Maroja é o novo presidente da ABIH-PE

  • Categoria: Ipojuca

Artur Maroja e Otaviano Maroja. Foto HotelierNews

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) anunciou a sua nova diretoria e Conselhos Administrativo e Fiscal para o biênio 2015-2017. O hoteleiro Artur Maroja, do BW Solar Porto de Galinhas e do BW PLUS Vivá Porto de Galinhas, assume a presidência da ABIH-PE, substituindo Eduardo Cavalcanti, do Portal de Gravatá, que desempenhou o papel nos últimos quatro anos, tendo alcançado conquistas importantes para o setor.
Para a nova missão, Artur Maroja terá a colaboração e a experiência de Eduardo Cavalcanti como vice-presidente e de Carlos Maurício Periquito como diretor executivo.
A ABIH-PE é uma entidade civil sem fins lucrativos que congrega os principais hotéis do Estado. Fundada no Recife na década de 70, é uma das mais respeitadas associações de Pernambuco. Tem participação ativa na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur), no Conselho de Turismo do Recife, no Conselho da Cidade do Recife e na Câmara do Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio). A ABIH é uma entidade nacional criada em 1936 e representa mais de 3.200 associados, 400 mil empregos diretos e 1,5 milhão de indiretos. Também fazem parte da nova diretoria, outros representantes de hotéis de Porto de Galinhas: Otaviano Maroja, Mássimo Pellitteri, Eduardo Lacerda Tiburtius e José Otavio Meira Lins. (Com informações da ABIH-PE e Eduardo Côrtes)

Festa da Cocada pode entrar no calendário oficial do estado

  • Categoria: Ipojuca

Evento acontece em Maracaípe, Ipojuca, dias 31 de julho e 01 de agosto

Está tramitando na Assembleia Legislativa de PE (ALEPE) o Projeto de Lei nº 175/2015 que inclui no calendário de eventos do Governo do Estado, a tradicional Festa da Cocada Gigante. A programação acontece nos dias 31 de julho e 01 de agosto, na praia de Maracaípe. A proposta é uma iniciativa da primeira-dama e deputada estadual, Simone Santana. O festejo, promovido pela prefeitura municipal, acontece no período de férias e aquece a economia local movimentando o turismo e fortalecendo as tradições locais, com ações recreativas e culturais.
A maior cocada do mundo este ano, contará com 30 metros de comprimento e consegue reunir turistas, moradores, visitantes e curiosos que disputam a iguaria, servida na quenga do próprio coco. A receita, que é típica da culinária nordestina, leva em média, 1.400 cocos, 300 latas de leite condensado, 400 quilos de açúcar e um quilo de cravos da índia. Este peculiar doce será servido ao público no sábado (01.08), a partir das 21h, que forma uma extensa fila para saborear a deliciosa receita.
Para Simone Santana, ao incorporar os eventos no Calendário Oficial, o governo fortalece as manifestações culturais. “Valorizar as tradições das comunidades é fundamental para manter viva a cultura local”, declara a primeira-dama e parlamentar. A Festa, com dois dias de duração, teve início em 1998, quando os moradores de Maracaipe iniciaram a brincadeira popular que resultou na produção do doce que aumenta a cada ano.

Vagas para estágio no IFPE Ipojuca

  • Categoria: Ipojuca

Incrições encerram neste dia 26 - O Campus Ipojuca do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abriu vagas de estágio remunerado para estudantes de nível superior em Administração (03 vagas), Pedagogia (01) e Tecnologia da Informação ou áreas afins listadas no edital (03 vagas). O estagiário deve cumprir jornada de 30 horas semanais e recebe uma bolsa de R$ 520, mais benefício de vale-transporte (R$ 132).
Para o nivel médio/técnico as vagas são para Automação Industrial, Construção Naval, Petroquímica, Química e Segurança do Trabalho (03 vagas de cada curso). O estágio curricular obrigatório não será remunerado, por determinação da Administração Federal. A jornada do estagiário é de 20 horas semanais.
As inscrições terminam dia 26 de junho e podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pessoalmente, no Campus Ipojuca (PE 60, km 14), das 8h às 12h ou das 13h às 17h. Os documentos necesários para a inscrição estão no edital de seleção, disponível para download AQUI. Consulte o Edital para verificar os documentos necessários para a inscrição e os critérios do processo seletivo.
Mais informações pelos fones 81-3311.2501 ou 3311.2531.