Festa do Agricultor em Sirinhaém


Foto: Divulgação

Sirinhaém promoveu, nos últimos dias 1 de 2 de agosto, a Festa do Agricultor, no distrito de Ibiratinga, distante 25 km da sede do município.
Durante o evento, dezenas de kit agricultor, carros de mão, equipamentos agrícolas, geladeiras, fogões e outros brindes foram sorteados com os milhares de agricultores de toda a região presentes durante a programação festiva, onde ocorreram, também, torneios de futsal e dominó. Na ocasião, houve a inauguração do Centro de Treinamento de Agricultores Familiares de Sirinhaém e a entrega de uma nova ambulância para os moradores da região, pelo prefeito Franz Hacker e pelo secretário de agricultura do município, Bruno Rafael.
No sábado, dia 01, foi promovida uma Cruzada Evangélica à noite, enquanto no domingo, o evento festivo noturno ficou por conta das bandas Kiamo e Rogério Som.

Sirinhaém instala Papa-Pilhas

Foto: Divulgação

A prefeitura de Sirinhaém, através da secretaria municipal de meio ambiente  e desenvolvimento econômico e em parceria com o grupo JCPM, colocou coletores de pilhas, baterias e celulares inservíveis, em pontos estratégicos do município de Sirinhaém, como na sede da prefeitura, na secretaria de meio ambiente, no shopping Sirinhaém e nas lojas do Varejão Cláudio nos distritos de Barra de Sirinhaém e Santo Amaro,  parceiros nessa ação ambiental.  
Todo o material coletado, ficará sendo enviado para uma empresa responsável pela destinação final de acordo com as normas ambientais, evitando assim, esses produtos seguirem para o lixo comum e também se evitando seus descartes em terrenos baldios.
Segundo o secretário de meio ambiente do município, Alfredo Ferraz, a intenção é colocar mais 5 caixas em outras localidades e também nas maiores escolas de Sirinhaém, sempre promovendo a devida educação ambiental, contando com o apoio dos gestores e professores preocupados na preservação do nosso meio ambiente.  Cada um fazendo a sua parte, com certeza, o sucesso será alcançado, comentou o secretário.

Descaso do DER gera multas a motoristas e perigo a pedestres em Sirinhaém

Foto: Alfredo Ferraz

O excesso de buracos no acostamento da PE-60, em Sirinhaém, está causando transtornos a motoristas e engordando os cofres do estado. Acontece que quem precisa pegar o acesso às praias de Barra de Sirinhaém, Gamela e Guadalupe, por conta da quantidade e tamanho dos buracos no loca, é obrigados a fazer uma manobra à esquerda sem utilizar o acostamento, para não danificar os seus veículos.
De vez em quando, segundo depoimento de motoristas, viaturas da Polícia Rodoviária se postam no local e notificam veículos com tal procedimento, sem levar em conta a quase impossibilidade de se fazer o procedimento pelo acostamento.
Seria muito mais razoável e correto que o dinheiro gerado pelas multas custeasse a recuperação do acostamento e a sinalização dos perigos na área.


Lombada eletrônica – Nesse mesmo local, onde há duas lombadas eletrônicas, o DER-PE resolveu aumentar a velocidade permitida no trecho, de 40km para 60km, sem nenhuma consulta ao município. O resultado é que, depois de mais de 12 anos sem acontecer nenhum acidente, mesmo tendo ao lado uma Academia das Cidades, voltaram a acontecer acidentes por conta da velocidade excessiva. É preciso se rever essas atitudes do DER, em favor da segurança dos pedestres e motoristas. O DER-PE está na contra-mão das grandes cidades, que cada vez mais reduzem os limites de velocidades em áreas urbanas. (Com informações de Alfredo Ferraz).