19 Batalhão de Polícia Militar deixa o Ipsep e vai para o Pina

Imagem: Google

Está confirmado. O 19ºBatalhão de Polícia Militar será transferido do Ipsep para o bairro do Pina, junto ao Shopping Rio Mar, empreendimento de João Carlos Paes Mendonça. No local, será instalada Patrulha Escolar da Polícia Militar de Pernambuco e a banda da PM.
A medida já era comentada pelo bairro há vários meses, tendo mobilizado todo o bairro com um abaixo assinado com 3.500 assinaturas pedindo a permanência do batalhão no bairro. O abaixo assinado foi levado ao alto comando da SDS, mas não foi levada em conta. À época, comerciantes do Ipsep fizeram campanha, tendo mobilizado inclusive políticos, como o deputado Ricardo Costa, que teve audiência inclusive com o governador, que negou que a transferência estivesse em curso.
O Comandante do 19° Batalhão, Major Araújo, em reunião com lideranças do Ipsep, declarou que a decisão “não tem volta”. A luta dos comerciantes, agora, é para ter pélo menos uma Companhia de Policiamento, que poderia ser instalada no antigo Núcleo de Segurança, na Avenida Recife, entrada para o Ibura.
A permanência do 19 BPM no Ipsep por quase 10 anos não resolveu de todo os problemas criminais do bairro, mas dava uma sensação de segurança aos moradores, que inclusive sempre foram bem acolhidos no Batalhão por todos os comandantes que por ali passaram. Com a transferência, em data ainda indefinida, o temor é que aumentem os assaltos e não se tenha policiamento próximo.