Cabo é vice-líder no ranking de transparência no estado

Jaqueline Mota – Secom/Cabo – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco divulgou, nesta terça-feira (01/12), o Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos (ITMPE). Nele, o Cabo de Santo Agostinho aparece como o segundo município mais transparente do Estado, com 648 pontos, perdendo apenas para a capital Recife.
O ranking do TCE aponta os resultados das avaliações dos Portais da Transparência de cada um dos municípios pernambucanos. Foram avaliados 51 critérios, subdivididos em 149 subcritérios, incluindo a utilização de recursos tecnológicos e o conteúdo exposto nos portais e sites para o cumprimento das Leis de Responsabilidade Fiscal (LRF) e de Acesso à Informação.
A controladora geral do município, Alinne Torreão, explicou que a classificação no índice foi recebida com satisfação e mostra o empenho do governo municipal em fazer uma gestão cada vez mais transparente. “Compreendemos que estamos no caminho certo. A Controladoria vem se empenhando para cada vez mais atingir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.527/2011). Formamos um grupo de trabalho onde nos reunimos mensalmente visando buscar melhoras na Transparência Pública, através do nosso Portal da Transparência”, enfatizou.
Aline ressaltou ainda que a gestão vem buscando melhorar o acesso à informação, tanto por meio dos canais virtuais, quanto por meio de canal presencial, à exemplo do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), uma central de atendimento ao público localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, criado para atender a população de maneira presencial. “O SIC foi um avanço, conseguimos implantar o espaço físico para atender os cidadãos da melhor forma possível. Também já tínhamos funcionando o Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC)”, informou.
Confira os cinco primeiros colocados no ranking:
1º) Recife – 761,50 pontos
2º) Cabo de Santo Agostinho – 648,00 pontos
3º) Cachoeirinha – 641,50 pontos
4º) Garanhuns – 638,25 Pontos
5º)Pesqueira – 616,50 pontos