Parece brincadeira. Eleições para o Conselho Tutelar de Jaboatão adiadas novamente

  • Categoria: Jaboatão

Pela segunda vez a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes falha ao tentar realizar as eleições para Conselheiros Tutelares no município, apesar de gastar quase 400 mil reais contratando uma empresa “especializada” para isso. O que é simples para o restante dos municípios brasileiros, na administração Elias Gomes vira coisa muito, muito complicada.
Lembramos que as referiddas eleições deveriam ter sido realizadas em dezembro de 2015. Na época, o Ministério Público denunciou irregularidades no edital da eleição e a justiça acatou e determinou o cancelamento da eleição.
Agora, a Prefeitura de Jaboatão coloca a culpa na empresa NEWTECH SOLUÇÕES EM NOVAS TECNOLOGIAS LTDA, que até o momento não se pronunciou.
O fato é que as eleições, que deveriam ter sido realizadas no domingo, forram adiadas, pois os eleitores chegavam ao local de votação e não encontravam as urnas, que não passam, na verdade, de pequenas maquininhas tipo aquelas onde você paga sua conta com cartão de crédito.
Os candidatos a conselheiros tutelares estão revoltados e pretendem entrar com ação no Ministério Público. Já a Prefeitura declara que vai acionar civil e criminalmente a empresa contratada.
Veja a íntegra da nota da PMJG:
"A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município vêm de público esclarecer que as eleições para composição dos Conselhos Tutelares de Jaboatão dos Guararapes deveriam ser iniciadas, pontualmente, às 8h desde domingo (20/03), foram adiadas. O fato ocorreu porque  a empresa New Tech Soluções em Novas Tecnologias LTDA, contratada através do modelo de pregão presencial de licitação, não teve a capacidade operacional de instalação das urnas eletrônicas em todas as localidades de votação, item essencial previsto no contrato que comprometeu o pleito. Até o dia da eleição, a empresa contratada havia cumprido todas etapas do processo, exigidas em contrato.
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes informa que vai apurar minuciosamente todos os fatos que culminaram com o cancelamento das eleições e acionar civil e criminalmente os responsáveis. A empresa New Tech Soluções em Novas Tecnologias LTDA terá contrato rescindido com a Prefeitura e pagará multa pelo não cumprimento das cláusulas previstas.
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes também vai emitir uma declaração de inidoneidade da empresa New Tech Soluções em Novas Tecnologias LTDA, o que vai impedir que a mesma celebre contrato com o poder público em qualquer região do País. Outra medida tomada pela Prefeitura será procurar a Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública com o objetivo de gerar um boletim de ocorrência.
A Gestão Municipal pede desculpas aos candidatos, aos profissionais envolvidos na eleição e à sociedade, que é a grande beneficiada pelo importante trabalho desenvolvido pelos Conselhos Tutelares.
O Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Jaboatão dos Guararapes e a Comissão Eleitoral, em conjunto com a Secretária Executiva de Assistência Social, informam que adotarão todas as providências pertinentes e necessárias para, no menor tempo possível, informar uma nova data de realização das eleições para o Conselho Tutelar.
Jaboatão dos Guararapes, 20 de março de 2016"