11ª Noite da Resistência Negra em Cajueiro Seco

Evento é uma reflexão sobre a participação do negro na sociedade atual

Dênnys D`Lima  – Um dia inteiro dedicado à reflexão sobre a cultura, história e a inserção do negro na sociedade. Cortejo, bandas, oficinas, palestras, grafitagem, capoeira, contação de histórias, encontros de batuqueiros, afoxés e outras manifestações da cultura de origem africana, além de discussão sobre as políticas públicas voltadas para o pensamento negro na comunidade e seu protagonismo enquanto cidadãos.
A 11ª edição do projeto Noite da Resistência Negra, em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes, acontece dia 20 de novembro com o tema “Mais que tolerância, queremos respeito a nossa história e a nossa conquista”. Será um dia inteiro de várias atividades como oficinas, palestras e cine-debate. Todas as atividades das oficinas realizadas com os alunos das escolas entorno do evento e dos participantes do CRAS, serão mostradas no palco no final da tarde.
Programação – A noite, teremos às 18:30h o Cortejo Religioso do Pai Antônio, mostrando várias manifestações culturais, celebrando o protagonismo do negro na construção da história. Logo após, sobem ao palco o Grupo de Sambá G5, Filhas da Selma do Coco, Lula Caxangá, DJ Balú e, para encerrar o evento, teremos as meninas do ‘Arete’, grupo de rap de Cajueiro Seco. A programação completa e tudo sobre o evento vocês podem encontrar no blog http://noitedaresistencianegra.blogspot.com.br.
Zumbi – Em 20 de novembro é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. A data tem como referencia a morte do líder Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1695, na Serra da Barriga, atual Estado de Alagoas. Zumbi é o símbolo da resistência negra no Brasil, pois lutou contra a escravidão e pela liberdade da religião e da cultura africana no Brasil.